Maratona Inter-Universitária de Programação

25 de Outubro, 2008
Universidade de Coimbra


Chamada de Participantes

Caros colegas e amigos,

A Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é um concurso de programação para estudantes universitários que proporciona uma excelente oportunidade para estes testarem a sua capacidade de resolução de problemas. Para além do aspecto competitivo, a MIUP possibilita também o convívio e troca de experiências entre alunos e professores das Universidades e Politécnicos portugueses.

O concurso é disputado por equipas com (no máximo) 3 elementos e envolve uma prova de programação de 5 horas para resolução de 8 a 10 problemas com recurso às linguagens de programação C, C++, Java ou Pascal.

Os problemas são resolvidos num PC, disponível para cada equipa (com Linux e Windows disponíveis) e submetidos ao sistema de avaliação automática, Mooshak, desenvolvido na Universidade do Porto (http://mooshak.dcc.fc.up.pt/~zp/mooshak/). A classificação segue as normas do ICPC (International Collegiate Programming Contest), em que se ordenam as equipas por número de problemas resolvidos e, em caso de empate, pela soma dos tempos demorados na sua resolução. Também a eligibilidade dos concorrentes segue as normas ditadas por este organismo internacional (ver http://icpc.baylor.edu/icpc/regionals/eligibilitydecisiontree.pdf) .

A elaboração e escolha dos problemas originais está a cargo de uma comissão que engloba docentes de informática de todo o país:
- Filipe Araújo, Universidade de Coimbra
- Pedro Guerreiro, Universidade do Algarve
- Pedro Rangel Henriques, Universidade do Minho
- Luís Seabra Lopes, Universidade de Aveiro
- Ricardo Machado, Universidade do Minho
- Fábio Marques, Universidade de Aveiro
- Rui Mendes, Universidade do Minho
- Vasco Miguel Manquinho, Instituto Superior Técnico
- Arlindo Oliveira, Instituto Superior Técnico
- Luís Paquete, Universidade de Coimbra
- José Valente de Oliveira, Universidade do Algarve
- Francisco Câmara Pereira, Universidade de Coimbra
- André Restivo, Universidade do Porto
- Pedro Manuel Pinto Ribeiro, Universidade do Porto
- Fernando Silva, Universidade do Porto
- Paulo Sousa, Universidade de Lisboa
- Simão Melo e Sousa, Universidade da Beira Interior
- Delfim Torres, Universidade de Aveiro

Em cada edição da MIUP, tem se assistido a um grande entusiasmo e representatividade a nível nacional e a uma grande heterogeneidade nos problemas e nas equipas, de vários níveis, idades, vindas de várias instituições de ensino superior do país.

Este ano, a MIUP terá lugar no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (FCTUC), situado no Polo II, a 25 de Outubro de 2008. A prova decorrerá as 10h e as 15h e o preço por equipa será de 45 euros. Cada instituição pode inscrever 2 equipas, havendo a possibilidade de inscrever uma terceira, em função da disponibilidade de lugares.

Vimos assim convidar-vos a participar na MIUP 2008. Estamos à vossa espera!

Pela MIUP'2008

Francisco Pereira