Aspectos Práticos


Limites de documentação em papel

Tal como é tradição nas MIUP, seguimos as normas do ICPC SWERC, portanto as equipas não poderão trazer quais quer manuais de referência, tais como livros, listagens ou notas. Não é igualmente permitido o uso de qualquer dispositivo electrónico ou suporte de informação digital (incluindo telemóveis, câmaras digitais, leitores de MP3, Pens USB). Poderá trazer caneta ou lápis, mas não papel (este é fornecido pela organização).

Cada equipa poderá preparar uma Cábula contendo não mais do que 25 páginas em formato A4, com fonte maior ou igual a 8 pontos. Cada membro de cada equipa pode utilizar uma cópia exacta da cábula. Antes do concurso (à chegada à zona de registo, no dia da prova), cada equipa terá que entregar a sua cábula. A organização tratará de verificar se está conforme as regras e posteriormente colocará na sala onde a equipa vai participar no concurso.

Documentação on-line

A documentação disponível durante o torneio está em http://miup2008.dei.uc.pt/docs/

Restrições durante a compilação dos programas

Opções de compilação

Versões dos compiladores

O sistema de avaliação corre em Linux e usa versões relativamente recentes dos compiladores:
IDEs e sistemas operativos

Todas as máquinas têm Linux (o sistema base é Fedora 8 x86) com os seguintes IDEs/editores:
Restrições durante a a execução dos programas

Dados de entrada

Note que as linhas com números inteiros que ocorrem no início dos dados de entrada devem ser consumidas bem até ao fim para evitar desalinhamentos na leitura dos dados subsequentes. Eis como isso se faz nas várias linguagens:

Dados de saída

Os dados de saída, produzidos pelos programas dos concorrentes, são escritos na saída padrão. É necessário respeitar rigorosamente o formato exigido no enunciado. Qualquer desacerto, mesmo ligeiro, é suficiente para que um programa seja classificado como "Presentation error".

Note que não é possível detectar visualmente certas anomalias nos dados de saída. Por exemplo: um espaço em branco no final duma linha, uma linha em branco no final dos dados, a omissão da mudança de linha na última linha dos dados. Todas estas situações são inaceitáveis e provocam um "Presentation error".